terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"Vício de ganhar" atrapalhou nas últimas temporadas, avalia Leão

As últimas duas temporadas foram frustrantes para o torcedor são-paulino, que já não via o time levantar nenhuma taça desde 2008 e ainda lamentou a não classificação para a Copa Libertadores nos anos de 2011 e 2012.




De acordo com o técnico Emerson Leão, que assumiu a equipe na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado, isso ocorreu porque o time está "viciado" demais em ganhar.


O diagnóstico do treinador é simples: o time tricolor foi campeão da Libertadores, campeão mundial e tricampeão brasileiro em uma sequência quase natural. Assim, o projeto era mantido, sem alterações no elenco ou no planejamento. O problema é que o próprio esporte sofreu uma mutação nesse período e o São Paulo ficou atrasado em relação aos outros clubes.

As constantes trocas de técnicos nas últimas temporadas foram apenas uma parte desse processo. Após Muricy Ramalho, que foi dispensado em 2009, vieram Ricardo Gomes, Sérgio Baresi e Milton Cruz (de forma interina), Paulo César Carpegiani e Adílson Batista, até que Emerson Leão retornasse ao Morumbi, em outubro de 2011.

"O presidente (Juvenal Juvêncio) disse: 'estou cansado de mudar treinador, agora vou mudar jogador'. Aí mudou a filosofia de trabalho e eu tive a oportunidade de chegar. Mas eu percebo que o brio dos jogadores mudou, a cobrança foi implantada. É isso que queremos: caras novas, motivação nova e conquistas novas", afirmou o treinador do São Paulo ao Sportv.

Líder do Campeonato Paulista com 13 pontos, mesmo número de Paulista e Corinthians, o Tricolor busca o título Estadual para reencontrar o caminho das glórias.

"O dia a dia do São Paulo era igual. Mesmo bom dia, mesmo boa tarde, mesmo treinamento. Só que a conquista não vinha mais. Esse vício passou a ser rotina. Sem que ninguém notasse, as coisas começaram a não acontecer mais. 2010 e 2011 não aconteceu nada, o time nem se classificou para a Libertadores".

Enquanto o São Paulo disputa o Campeonato Paulista, terá a partir do dia 7 de março a primeira oportunidade de voltar à competição continental. Essa é a data da estreia do time de Emerson Leão na Copa do Brasil, diante do Independente-PA.

Fonte: terra.com.br

1 comentários:

Postar um comentário