segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Entrevista EXCLUSIVA com Daniel Navarro

Daniel Navarro é talvez o blogueiro são paulino mais fanático de todos. Uma excelente pessoa, como vocês vão poder acompanhar por logo abaixo:




1 - De onde veio essa vontade e dedicação de ajudar os São Paulinos a ficarem dia pós dia, cada vez mais informados? 
 Eu percebi que havia uma lacuna no ramo do jornalismo esportivo, com muitas informações desencontradas e a necessidade de alguém exercer a função de 'juntar os pontos' e dar um panorama geral das questões envolvendo o clube. Achei que poderia  fazer esse papel.

 2 - Como surgiu essa idéia de criar um blog para Nação tricolor?
 Surgiu meio que do nada. Um belo dia acessei o wordpress e meio que de brincadeira, criei o blog.
 Quando percebi que não era difícil, comecei a escrever.

 3 - Hoje em dia podemos ver muitos blogs de são paulinos fanáticos pelo clube, mas muitos não alcançam o sucesso por conta de não terem "fontes" confiáveis próximas ao clube. Como você obteve este sucesso? A notícia dada em "primeira mão" vale mais do que uma bem elaborada minutos após a divulgação por outros meios?
 Antes de mais nada, deixo claro que o Blog do Navarro não se dedica a furos de reportagem. Via de regra, me limito apenas a analisar notícias de maior destaque, obtidas juntos a outros veículos de comunicação.
Apenas eventualmente consigo uma ou outra informação inédita.
Mas respondendo à pergunta, acredito que ambas as abordagens têm seu valor. Agora, é evidente que a notícia em primeira mão tem uma repercussão muito maior.
Acredito também que o mais valioso é a credibilidade. A blogosfera tem de tudo, e o torcedor aprende a distinguir quais sites valem ou não valem a pena. De nada adianta conseguir um furo de reportagem se ninguém acredita na sua infomação.

 4 - Por que ter um blog só seu? Prefere o estilo individual ou ainda não encontrou companheiros para lhe ajudar?
Acredito que o blog com apenas um escritor cria uma maior identidade, ja que os textos sempre terão o perfil da mesma pessoa. 
Você também pode fazer um site com 20 colunistas, mas ninguém vai conseguir guardar na memória o nome de cada um.

5 - Qual o jogo mais inesquecível do tricolor para você? Por que? A final da Libertadores de 92 foi marcante. Era muito novo na época e mal entendia o significado daquilo.
Mas ficou marcado na minha memória.
6 - Para você, Rogério Ceni se defini em?
 Profissionalismo e ambição (algo em falta nos jogadores da atualidade).

7 - Como é o Navarro torcedor?
 Sofro e muito. Às vezes me envolvo até demais emocionalmente. Uma derrota ou eliminação  numa Libertadores, por exemplo, leva meses pra ser curada...

8 - Esse ano, você acredita que o tricolor vai conseguir alcançar seus objetivos?
 Se vai ganhar título eu não sei, mas duvido que teremos um time tão insosso quanto o de 2011.

9 - O que achou dos jogadores que saíram e das contratações feitas?
 A Diretoria, dessa vez, acertou. Se livrou de jogadores medianos e que nunca seriam o craque que se imaginava.
Além disso, caprichou no meia e no lateral esquerdo.

10 - Como você vê a opinião da torcida do São Paulo, em relação a mudança política da diretoria? Muitos contestam o fato de pagarem um alto salário a tal jogador, mas se não paga é por que a diretoria quer do "bom e do barato". Como você li da com esta divergência?
A Diretoria faz bem em não gastar fortunas e controlar gastos. Juvenal sabe que muitos clubes começaram a agir assim e estão à beira da falência, inclusive na Europa. Portanto, o rigor nas contas é essencial.
Mas isso não impede que se pague caro a um jogador - desde que seja um jogador de alto nível, que é o caso de Luis Fabiano, por exemplo.
Vale a pena pagar salarios elevados para jogadores desse nível, pois o rendimento deles gera ganhos de longo prazo, como conquista de títulos e disputa de Libertadores, o que, consequentemente, aumenta os ganhos do clube e compensa o alto salário pago.

11 - São Paulo Futebol Clube, se resume em?
 Amor pela dedicação ao futebol.

12 - Pior momento do São Paulo para você foi?
 Final da Libertadores de 94.

13 - Você acredita que alguém de dentro do tricolor, acompanha seu blog ou outros meios para saberem a opinião da torcida sobre tal momento? Não sei dizer.

14 - Você aprova a política do Juvenal Juvêncio? Sim. A gestão dele, no todo, foi positiva. O saldo foi positivo. O problema é que começou a cair de rendimento quando insistiu na idéia do terceiro mandato. Existe um motivo para regimes democráticos não permitirem a reeleição: o governante acaba incorrendo numa sensação de que é infalível.
Isso que aconteceu nos últimos anos: Juvenal acreditou que era melhor do que é e acabou cometendo muitos equívocos.
Contudo, agora Juvenal mostra que reconheceu seus erros e que precisa mudar para colocar o time no rumo certo. E ele tem competência para isso.

15 - Para finalizar, queremos agradecer á você, pela paciência, pela postura, pelo ser humano que você demonstra ser. E junto a você é claro, desejamos sorte ao nosso tricolor em mais uma temporada.
Muito obrigado! Fico honrado com a oportunidade de conceder a entrevista. E boa sorte para o site de vocês!

Conheçam o trabalho do Daniel Navarro. Clique aqui


Créditos: Marcel Henrique

1 comentários:

Fabiana Bizerra disse...

Adorei saber mais um pouco sobre o Daniel Navarro!!

Postar um comentário